Notícias

Combata a Depressão
Correr diminui o risco de depressão em quase 20%

A corrida é uma excelente aliada no combate à depressão: enche o cérebro de endorfinas e pode ser um importante complemento para o tratamento da doença.

Mas pode ser também uma ótima forma de prevenção. É o que afima uma pesquisa inglesa publicada no Journal of the American Medical Association em outubro. O estudo, que acompanhou 11000 pessoas dos 23 aos 50 anos mostrou que o exercício reduz em até 19% o risco da doença.

“Além de liberar substâncias ligadas ao prazer, atividades como a corrida tendem a aumentar a auto-estima e fazer com que a pessoa se sinta mais confiante”, afirma o psicólogo Rodrigo Scialfa Falcão, especialista em psicologia do esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae e clínico pela USP. 


Os resultados do estudo mostraram que quanto mais ativo o indivíduo, menores são as chances de depressão. Os benefícios foram observados nos participantes que treinaram até três vezes por semana – cada sessão extra reduziu o risco de depressão em mais 6%.

A pesquisa apontou ainda que jovens que já sofrem com sintomas depressivos podem ter mais resistências à prática de atividade física. “Nesses casos é importante que o psiquiatra e o profissional de educação física trabalhem em conjunto trocando informações”, diz Falcão. 

Vale lembrar que esses benefícios foram observados na população em geral e não apenas em pessoas que já têm tendência a sofrer depressão.

Todos os direitos reservados
(79) 9 9993-1455  |  cesar.fotojornalista@gmail.com